sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Chico Buarque: Construção (1971)

Para quê mais um blog?
...
Após o grande sucesso da primeira semana, apesar de contar com apenas uma postagem e nada mais, sinto-me na obrigação de justificar porque decidi colocar mais um blog na internet. Em outras palavras, o que o Jossa Blog tem que os outros não têm?
Assim, em primeiro lugar, é importante destacar que este projeto tem como objetivo central divulgar a música brasileira em suas várias formas, valorizando o que é conhecido e resgatando o que foi esquecido, porém essencial para a nossa música. Devo fazer uma ressalva de que, infelizmente, terei de excluir deste blog obras-primas da música nacional, por exemplo: "Pra dançar créu tem que ter empolgação..." ou "Pintei o meu cabelo, me valorizei / Entrei na academia, eu malhei, malhei...". Obviamente, o nível cultural de tais obras é tão grande que penso não ser justo misturá-las com artistas menores... (A propósito, estou sendo sarcásticos).
Contudo, já existem muitos blogs que fazem isso; alguns deles, inclusive, indicados pelo próprio Jossa Blog. Então, em segundo lugar, deve-se observar que para melhor cumprir o objetivo proposto ou, pelo menos, fazê-lo de modo mais explícito, todo álbum postado deverá ser comentado, na tentativa de esclarecer a importância da obra e o porquê de escutá-la.
No entanto, pode-se alegar que também há alguns blogs assim na internet; talvez, até de modo melhor do que neste. Portanto, em terceiro lugar, este, até onde me consta, é o único blog de música brasileira cujas postagens são iniciadas por um comentário totalmente inútil e desnecessário. Por sinal, àqueles que não quiserem lê-los, recomendo pular a metade do texto das postagens e ir direto para o comentário sobre os álbuns, poupando tempo e paciência. Compreendo que ninguém é obrigado a ler inutilidades...
Mesmo assim, pode acontecer que, de repente, alguém já tenha visto um blog similar. Está bem... Parabéns para que pensou em fazer um blog igual ao Jossa antes de mim! Porém, as bobagens aqui escritas são exclusivamente minhas. Logo, este site é único e, assim, justifico sua existência.
Diante disso, resta-me seguir com o objetivo traçado: valorizar o conhecido e resgatar o esquecido da música nacional. Obviamente, não será possível fazer as duas coisas ao mesmo tempo, tendo eu que optar entre uma das opções. Neste caso, escolho hoje a primeira e disponibilizo a todos Construção, de Chico Buarque.
Mas, o que tal obra tem de tão especial para ganhar destaque? Para começar, o simples fato de que seu autor conseguiu transformar todas as músicas em sucessos nacionais. Provavelmente, aqueles que costumam apreciar a música brasileira já ouviram todas as músicas aqui presentes. (A propósito, gostaria de pedir uma primeira ajuda aos leitores deste blog: se alguém lembrar alguma outra obra musical, nacional ou internacional, que possua a característica de conter apenas sucessos - excluindo-se compilações, peço que me avise. Realmente, não consigo me recordar de nenhuma além desta).
Apesar disso, é interessante observar que Construção representa um marco na carreira de Chico Buarque: consiste no início do afastamento do artista da bossa nova a caminho do desenvolvimento de um ritmo próprio. Pode também ser considerada como uma das principais obras de protesto contra a ditadura militar e crítica à sociedade brasileira. Todavia, independente de tudo isso, os próprios arranjos e poesias das canções justificam o sucesso que o álbum em questão alcançou.
Destacar as melhores músicas de um álbum de sucessos parece, assim, uma tarefa sem sentido. Mas, como eu gosto de fazer coisas deste tipo, recomendo 'Samba de Orly', 'Valsinha', 'Cordão' e a famosíssima 'Construção', certamente uma das maiores composições poéticas de Chico Buarque. Vale a pena destacar que 'Deus lhe pague' e 'Cotidiano' também são hits do cantor.
Aproveitem a obra ao máximo. Chico nunca é demais... E não se esqueçam da ajuda solicitada. Não importa se só lembrarem de tal obra daqui a um ano ou mais, avisem-me, por favor.
...
Download: Sharebee ou MediaFire
Ficha técnica: Construção (1971)
Mais informações: Chico Buarque

4 comentários:

  1. Julinho da Adelaide28/2/10 23:31

    A existência de algo só se justifica se este algo for único? Não seria um argumento melhor o Sr. dizer que, apesar da possível similaridade do Jossa com outros blogs, a vantagem dele é ser melhor? Sua recorrente modéstia nos textos do blog me soa estranha, afinal, na sinuca o Sr. esquece qualquer tipo de modéstia kkkkkkk. E falando nela, Toquinho é um grande jogador. Chico, não sei, sei que joga.

    Outra coisa, pelo amor de "Deus" Witoldinho, só em casos extremos se deve dizer "estou sendo sarcástico". Quem não entender que se...

    Bem, de fato conheço todas as músicas citadas (a única que não "domino", digamos assim é "cordão", mas confesso que nunca ouvi o álbum
    (ouvi as músicas misturadas com outras), então vou tentar junta-las numa pastinha =) A propósito, uma sugestão: acho que deverias listar TODAS as músicas de cada disco comentado e depois (ou antes), apontar suas favoritas.

    ResponderExcluir
  2. Beto, agora tu queres me ensinar a contar piada? Ou queres me ensinar, na verdade, a ser sarcástico? Ah... Rsrsrs.

    Quanto à questão da lista de músicas, se observares direitinho, existe um link embaixo de "Download", chamado "Ficha Técnica". Lá estão listadas todas as músicas, assim como músicos e, às vezes, um pouco da história do álbum. Tudo na Wikipedia.

    A propósito, eu leio antes o artigo para ver se não há nenhum erro grave. Afinal, o Jossa Blog tem um padrão de qualidade altíssimo que nenhum blog no mundo jamais teve ou terá. Não vou falar mais porque eu sou modesto. Tu sabes disso... Rsrsrs.

    ResponderExcluir
  3. Julinho da Adelaide4/3/10 00:19

    Eu havia visto o link p/ baixar, mas não o da ficha técnica. De qualquer forma, dei um ótimo conselho, tanto que o Sr. acatou antes mesmo de eu o exprimir rs.

    Se me permite, acho que o Sr. tem senso de humor, mas não sarcasmo.

    ResponderExcluir
  4. Bem... Idéia atrasada não é boa idéia. Rsrs. Além disso, minha idéia foi muito melhor que a sua. O senhor jamais pensaria em colocar as fichas técnicas na Wikipedia.

    E, se me permite também, o senhor foi quem não entendeu as piadas... Rsrs.

    ResponderExcluir