terça-feira, 8 de setembro de 2009

Hermeto Pascoal: Slaves mass (1977)

Show de Hermeto Pascoal: uma experiência mística?
...
Embora a proposta do Jossa Blog envolva uma postagem por semana, às vezes é interessante abrir exceções e realizar postagens especiais. Hoje, pela primeira vez, efetuo tal ação para fazer inveja a alguns.
Ontem, 7 de setembro, foi o dia de encerramento da Mostra Internacional de Música em Olinda (MIMO). O evento promoveu shows de excelentes artistas durante toda a semana e, para fechar com chave de ouro, a mostra contou com a apresentação de Hermeto Pascoal.
Quem já teve a oportunidade de assisti-lo, acredito que saiba a sensação que irei descrever; quem ainda não o viu tocando ao vivo, provavelmente não tem idéia do que está perdendo.
O show não foi muito longo; durou cerca de um hora e meia. Obviamente, refiro-me a este intervalo de tempo como um curto período comparando com as famosas apresentações de vinte anos atrás, nas quais o músico tocava cerca de três horas e depois ainda saia batendo panela no meio das ruas. Contudo, foi tempo suficiente para deixar o público encantado.
Durante o show, o tempo pareceu parar e a música se manifestava em todas as suas formas possíveis. A platéia foi levada a apreciar cada tendência musical através de transições entre ritmos, conduzidas de forma perfeita: do consoante ao dissonante, do compassado ao descompassado, do erudito ao popular, do jazz ao frevo. Tudo em um processo de ida-e-volta, realizado com grande maestria.
Não há como descrever. Gostaria muito de falar sobre a experiência, mas não há palavras para expressar a sensação de estar presente em tal show. Seria o show de Hermeto Pascoal uma experiência mística?
Posso garantir que nenhum álbum do compositor é capaz de reproduzir a música do artista como este realiza ao vivo. De qualquer modo, disponibilizo uma das melhores obras desse gênio: Slaves mass.
Este álbum, como foi dito anteriormente, não é capaz de reproduzir a sensação experimentada no show. Contudo, trata-se de uma excelente obra, sem dúvida. Nela, pode-se observar grande parte da genialidade de Hermeto, que toca apenas piano, clavinete, saxofone, flauta e violão. A utilização de sons de animais e os vocais apresentados também mostram a capacidade do multi-instrumentalista de inovar e enriquecer a música. Apesar de tudo, o músico não se desvincula completamente dos padrões musicais (por exemplo, do samba-jazz, estilo do Sambrasa Trio), impedindo que as inovações se tornem agressivas aos ouvintes. Vale ainda ressaltar que Slaves mass conta com a participação de grandes músicos, tais como: Airto Moreira, Flora Purim e Ron Carter.
Recomendo ouvir o álbum em sequência. Porém, para não perder o costume, destaco a faixa título 'Slaves mass' e as faixas 'Little cry for him' e 'Just listen'. Nesta última, Hermeto mostra grande parte de sua destreza em tirar sons de um piano.
Mas, resumindo tudo que eu pretendo dizer nesta postagem... Hermeto Pascoal é demais!!! E recomendo fortemente: quando tiverem notícias sobre um show dele, não deixem de ir!
...
Download: Sharebee ou MediaFire
Ficha técnica: Slaves mass (1977)
Mais informações: Hermeto Pascoal

4 comentários:

  1. Eu só lamento que a Igreja da Sé tivesse apenas 150 lugares e uns 5 para os peixes. Fiquei longe e vendo de um telão com um som que só nao era uma merda pq eu sou bairrista.

    Continue com o bom trabalho
    abraço

    ResponderExcluir
  2. Jesus de Olinda28/2/10 18:12

    Pois é. Essa história de ser em local pequeno e concorrido me dissuadiu de aparecer por lá.

    Grande perda, sem dúvida, mas fiz minha estreia na MIMO assistindo ao Buena Vista e foi uma noite memorável.

    ResponderExcluir
  3. Sem dúvida, o Buena Vista é uma excelente estréia. Eu também estava lá. Todavia, o show do Hermeto foi muito melhor. E, olhe que ele anda bastante "preguiçoso" ultimamente. A idade dele não permite mais aqueles shows de três horas com direito a sair pelas ruas da cidade cantando e batendo panelas. Rsrsrs.

    Mesmo assim, foi uma pena que não tenhas aparecido por lá.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  4. Jesus de Olinda4/3/10 00:23

    Eu não duvido que o show do Hermeto tenho sido musicalmente melhor Witoldinho, mas haviam outras questões envolvidas, desde o fato da estreia, passando pela companhia, por ser em local aberto (portanto mais livre), enfim.

    Espero que sua próxima estadia por estas bandas (ou quem sabe minha estadia por outras terras onde ele toque!) seja mais acessível.

    ResponderExcluir