quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Caetano Veloso: Estrangeiro (1989)

Em memória de Claude Lévi-Strauss.
...
Nesta última terça-feira, foi anunciada em diversos meios de comunicação a morte e um dos maiores pensadores do século XX. Com quase 101 anos de idade, veio a falecer o antropólogo Claude Lévi-Strauss. Dessa forma, o Jossa Blog realiza esta postagem a fim de prestar uma breve homenagem em memória deste grande nome.
Devo deixar claro desde já que não conheço a obra deste pensador. Ainda não tive tempo de lê-la. Contudo, não é necessário tal leitura para dar o devido reconhecimento a tal personalidade. Qualquer um que tenha pesquisado um mínimo a seu respeito saberá a importância deste para as ciências humanas.
Um grande devorador de livros. Conta-se que, certa vez, já velho, ao ser questionado sobre o que andava lendo, respondeu de forma jocosa: "Na minha idade, não leio mais nada. Apenas releio". O antropólogo também realizou muitas pesquisas de campo, convivendo inclusive com indígenas brasileiros durante o período que morou no país. Foi responsável pela publicação de inúmeras obras e influenciou diversas áreas de conhecimento: filosofia, antropologia, sociologia, história etc.
Dentre seus vários escritos, um dos que mais chama a atenção dos brasileiros é Tristes trópicos, um relatório de viagens no qual o pensador apresenta suas impressões sobre o país. Acredito que a maioria já saiba que não são boas idéias. Para Lévi-Strauss, as cidades americanas em geral seriam um lixo.
Bem... Talvez eu esteja sendo um tanto exagerado com este comentário. Não sei exatamente as palavras do antropólogo. Contudo, é fato que tais impressões não são boas, sendo registradas inclusive na obra que apresento: Estrangeiro, de Caetano Veloso.
Na verdade, gostaria de já ter postado este álbum, mas até então não tive a oportunidade. Não sei exatamente o porquê, mas a primeira música me fascina bastante. Lembro-me de que, quando criança, escutava-a repetidamente sem muito entendê-la. Há alguns anos comprei o CD somente por causa de 'O estrangeiro'. No entanto, até hoje ainda não consegui compreender o motivo pelo qual sempre ouço tal canção. De qualquer forma, gostaria de compartilhar com todos.
Estrangeiro foi gravado e lançado em 1989. O disco conta com a produção e participação de Peter Sherer e Arto Lindsay, além da contribuição de Naná Vasconcelos e Carlinhos Brown. Apesar de a crítica considerá-la uma obra medíocre, considero-a muito boa. Caetano Veloso apresenta músicas bem elaboradas, com uma batida pesada, porém lenta. Por outro lado, apresenta músicas bastante ritmadas, dando grande destaque à percussão.
Além de 'O estrangeiro', a melhor canção em minha opinião (embora, como disse, não saiba justificar tal predileção), também recomendo a homenagem do cantor a sua ex-mulher Paula Lavigne, 'Branquinha', a homenagem a Jorge Mautner, 'Os outros românticos', e 'Outro retrato'. Devo ressaltar ainda que 'Meia lua inteira', composição de Carlinhos Brown, fez bastante sucesso na época.
Assim, fazemos esta breve homenagem ao antropólogo francês Claude Lévi-Strauss. Espero um dia ter tempo de ler alguma, ou algumas, de suas obras. Penso que valeria a pena... Quem sabe eu até a comente neste blog? Até lá, vão escutando Caetano Veloso.
Abraços.
...
Download: Sharebee ou MediaFire
Ficha Técnica: Estrangeiro (1989)
Mais informações: Caetano Veloso

Nenhum comentário:

Postar um comentário