segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Clayber de Souza: Uma gaita na bossa (1997)

Por onde andará Humberto Clayber?
...
Quem lê os textos que escrevo desde que iniciei o Jossa Blog já ouviu falar bastante de Humberto Clayber. Considerado um dos melhores baixistas do período do samba-jazz, compôs o Sambalanço Trio e o Sambrasa Trio. Também comentei a respeito de tal músico quando postei o álbum Bossa nova, nova bossa, de Manfredo Fest, do qual o artista também participa.
Não sei se todos prestaram atenção à qualidade de sua música. De qualquer forma, não foi sem razão que Clayber foi considerado um dos melhores daquele período. As bases que produz são perfeitas e fundamentais para o sucesso dos grupos que participou. Todavia, uma questão me intrigou desde a primeira vez que ouvi uma de suas obras.
Considerando os dois principais grupos do qual fez parte, já citados acima, sabemos o que ocorreu com todos os outros membros, exceto com o baixista. Cesar Camargo Mariano seguiu sua carreira musical, tornando-se um dos maiores arranjadores e produtores do Brasil; casou-se com Elis Regina, com que teve dois filhos: Pedro Mariano e Maria Rita. Airto Moreira casou-se com Flora Purim; foram para os Estados Unidos, alcançaram grande fama e tiveram uma filha: Diana Booker. Hermeto Pascoal foi consagrado como um dos maiores multi-instrumentalistas do mundo, fez trabalhos com quase todos os grandes músicos do planeta e ainda hoje contagia o público com suas loucuras musicais e não-musicais. E Humberto Clayber? Por onde ele anda?
Cismado com tal situação, iniciei uma pesquisa pela internet. Vasculhei um número enorme de sites a procura de alguma notícia, qualquer informação sobre seu paradeiro. Quando já estava perdendo as esperanças, encontrei o seu site oficial. (Hmmm... Talvez alguns se perguntem porque o Google não detectou facilmente o site oficial do artista. Eu explico. Em minhas buscas sempre utilizava as palavras-chave "Humberto Clayber". O problema é que o artista em questão mudou o seu nome de apresentação para Clayber de Souza. Portanto, seu site oficial só apareceu mais ou menos na décima página de pesquisa).
Mas, o que aconteceu com ele? Bem... Apesar de ser considerado um dos melhores baixistas do samba-jazz, parece que tocar contrabaixo não agradava mais o músico. Desde a década de 80, não há referências sobre este realizar tal atividade. Largou totalmente o baixo, dedicando-se a uma paixão antiga: a gaita.
Clayber aprendeu gaita antes mesmo do instrumento de cordas. É apontado como um dos primeiros divulgadores da harmônica no Brasil, na década de 1950. Se prestarem atenção a algumas músicas de Em Som Maior, do Sambrasa Trio, perceberão que aparece uma gaita em certos momentos. Algumas pessoas acreditavam que seria Hermeto Pascoal que tocava tal instrumento, mas sempre foi Humberto Clayber.
Provavelmente, alguns podem pensar que tal mudança seria insensata, visto que o músico tinha grande prestígio como contrabaixista. No entanto, se ele era de fato apaixonado pelo instrumento não seria problema se tornar um dos melhores também em tal atividade. Correto? Bem... Pode até ser que não. Mas, nesse caso, foi o que aconteceu. Apesar de ser um anônimo para a maioria, Clayber de Souza é considerado um dos dez melhores harmonicistas do mundo, tendo capacidade de tocar até seis gaitas simultaneamente. (Não me perguntem como ele faz isso...).
Não entendo muito a respeito de gaita, portanto nem poderia dar maiores informações sobre as técnicas empregadas em suas músicas. Mas isso não importa! O que interessa é que Uma gaita na bossa, o álbum aqui apresentado hoje, é muito agradável aos ouvidos. O disco inclui versões dos maiores hits da bossa nova, jazz e blues. Todas as canções, porém, foram arranjadas, pelo próprio Clayber de Souza, em ritmo de samba-jazz, lembrando os velhos tempos do artista.
As versões de 'Vivo sonhando', de Tom Jobim, e 'Nica's dream', de Horace Silver, são excelentes. Todavia, dou maior destaque a outras duas: 'Autumn leaves' e 'Manhã de carnaval'. A primeira, convertida de blues para samba-jazz, mantém uma tristeza típica do blues ao fundo, mas combina-a perfeitamente com uma alegria oriunda do samba; uma fantástica reinterpretação! A segunda corresponde à melhor versão de 'Manhã de carnaval' que já ouvi até hoje. Muito, muito linda!
Por fim, gostaria de dedicar esta postagem ao amigo Kleber Kyrillos, organizador do blog El greco e grande admirador da gaita. Aproveito ainda para recomendar a todos o seu site: textos interessantes e muita música, especialmente a banda Focus. Quem não conhece este grupo precisa frequentar o blog do rapaz... Eu assino embaixo!
Grande abraço a todos!
...
Download: Sharebee ou MediaFire
Ficha Técnica: Uma gaita na bossa (1997)
Mais informações: Clayber de Souza

2 comentários:

  1. Assino também embaixo o blog do Kléber é sensacional, e claro o Kléber é um cara excepcional!

    ResponderExcluir