segunda-feira, 3 de maio de 2010

Raphael Rabello: Relendo Dilermando Reis (1994)

15 anos sem Raphael Rabello.
...
Muito antes de Yamandu Costa se tornar sensação no país, talvez antes mesmo deste pensar em seguir carreira musical, o Brasil foi privilegiado com outro grande violonista. Lembro-me muito bem que, ainda criança, escutava falar constantemente de Raphael Rabello. E, não sei exatamente em que ano, de repente pararam de comentar a seu respeito.
Pois é... Em geral, os brasileiros têm memória curta. Se os meios de comunicação param de falar sobre um artista, é quase certo que, em apenas algumas semanas, este cairá no esquecimento. Foi exatamente isso que ocorreu com o artista em questão. Após sua morte prematura, em 1995, pararam de falar a seu respeito e, da noite para o dia, ninguém mais lembrava sequer do seu nome, muito menos de sua importância para a música.
Há quase uma semana, no dia 27 de abril, completaram-se 15 anos da morte de Raphael Rabello e não vi nada a seu respeito. Nenhum especial, nenhum comentário, nada! Todavia, a mídia permanecesse falando e fazendo programas especiais para artistas que não vão, nem vêm. (Provavelmente porque dão audiência e, por conseguinte, dinheiro). Mas, o Jossa Blog não deixa grandes nomes passarem despercebidos e, apesar de uma semana atrasado, faço este homenagem a um dos maiores nomes do violão no Brasil e no mundo.
Nascido em Petrópolis, em 1962, Raphael Rabello estudou violão com Jaime Florence (também professor de Baden Powell) e foi bastante influenciado por Dino 7 Cordas. Ainda adolescente iniciou sua carreira musical, tocando com Turíbio Santos. Seu progresso no instrumento era impressionante e logo chamou a atenção de artistas nacionais, como Tom Jobim e Ney Matogrosso, e internacionais, como Paco de Lucia.
Sua habilidade era tamanha! Constantemente, era elogiado por artistas de renome. Dino 7 Cordas, seu mestre, por exemplo, afirmava: "Ele não tem limitações. Técnica, velocidade, bom gosto harmônico, um artista completo". Francis Hime pensava similar: "Ele foi um incrível violonista. Eu nunca vi igual... ele foi único".
E no exterior, o que diziam dele? Pat Metheny garantia: "Raphael Rabello foi simplesmente um dos maiores violonistas que já existiu. Seu nível de introspecção no potencial do instrumento só foi alcançado, talvez, pelo grande Paco de Lucia. Ele foi 'o' Violonista Brasileiro de nosso tempo, na minha opinião. Sua morte, em uma idade ainda tão jovem, é uma perda incrivelmente dolorosa, não apenas pelo que ele já tinha feito, e sim pelo que ele poderia vir a fazer". E Paco de Lucia corroborava: "O melhor violonista que eu já ouvi em anos. Ele ultrapassou as limitações técnicas do violão, e sua música vinha progressivamente de sua alma, diretamente para os corações de quem o admirava".
Infelizmente, em 27 de abril de 1995, após uma série de tragédias ocorrida nos anos anteriores (acidente de carro, fraturas no braço direito, AIDS, drogas etc.), Raphael Rabello faleceu durante o sono, devido a um problema de apnéia. Tinha apenas 32 anos. Fato lamentável! O que ele poderia ter feito se ainda estivesse vivo? Jamais saberemos... Resta-nos, portanto, apenas lembrar do que ele fez. Assim, apresento a obra Relendo Dilermando Reis.
Lançado em 1994, o álbum foi um dos vencedores do Prêmio Sharp daquele mesmo ano. No disco em questão, Raphael Rabello apresenta clássicos do choro interpretados por Dilermando Reis. Não há participação de nenhum outro músico no disco; apenas o artista e seu vilão. Porém, em diversos momentos, chega-se a acreditar que existem mais instrumentos. Poucos têm a capacidade de fazer o que o violonista em questão faz.
Dentre as doze faixas, destaco 'Abismo de Rosas', 'Doutor Sabe Tudo', 'Xodó da baiana' e 'Magoado'. A minha preferida, todavia, é 'Marcha dos marinheiros', na qual o Raphael Rabello alcança timbres diferentes com o violão; algo que faz lembrar uma corneta ou algo do tipo. Na verdade, toda a obra é belíssima! Assim como os outros álbum do artista.
E, assim, encerro a minha homenagem a este grande nome da música brasileira. Espero que tal obra possa mostrar um pouco do talento de Raphael Rabello. Aproveitem e jamais esqueçam este nome. Dificilmente se encontra alguém com tamanho talento... Não vão querer perdê-lo de vista, certo?
...
Download: Sharebee ou MediaFire
Ficha Técnica: Relendo Dilermando Reis (1994)
Mais informações: Raphael Rabello

Um comentário:

  1. Com toda certeza, o violonista mais genial deste Brasil e porque não do mundo. Bela releitura. muito obrigado pela disponibilização do album para download. abraços

    ResponderExcluir