domingo, 27 de setembro de 2009

Manfredo e seu conjunto: Bossa nova, nova bossa (1963)

Pagando dívidas...
...
Andei um tanto ocupado semana passada e acabei não fazendo postagens no Jossa Blog. Contudo, estou de volta, tentando manter a mesma frequência de antes e cumprir com o objetivo exposto de início. E, desta vez, trago esta postagem para quitar uma das dívidas deixadas anteriormente. Há três semanas, comentei que o álbum do Sambrasa Trio correu o risco de desaparecer. Mas, para nossa felicidade, foi resgatada a tempo.
De fato, grande parte do mundo passou entre os anos 80 e 90 pela substituição do disco de vinil pelo CD. Muitas famílias, inclusive a minha, se desfizeram completamente de seus LP's. Jogaram estes no lixo, na expectativa de trocá-los posteriormente por CD's. Porém, não foi previsto que muitas daquelas obras descartadas jamais seriam relançadas. Muitas delas tornaram-se escassas...
Todavia, alguns amantes da música e apreciadores de vinil foram mais cautelosos e mantiveram suas coleções bem guardadas. Graças a estes, muitas obras que poderiam ter desaparecido por completo conseguiram resistir por vinte anos. Dentre tais colecionadores, devo destacar o baterista dos Titãs, Charles Gavin.
Mas por que o destaque especialmente a este? Exatamente pelo fato de que, além de seu um dos responsáveis por guardar por anos inúmeras obras em vinil, Gavin atualmente vem desenvolvendo, há quase dez anos, trabalhos de pesquisa, recuperação, remasterização e relançamento em CD de grandes obras da música brasileira. Ao longo deste período, o titã foi responsável pela recuperação de mais de 450 obras de grande importância para o desenvolvimento da música nacional. Muitas são as séries resultados de tal trabalho; dentre elas, podemos destacar: Som Livre Masters, RCA Essential Classics, Série Elenco e Odeon 100 anos. Todas possuem obras excelentes, escolhidas a dedo por Gavin e sua equipe.
Não há dúvidas: trata-se de um trabalho árduo pelo qual eu parabenizo o músico, colecionador e também pesquisador Charles Gavin. É claro que os parabéns são extensivos a todos aqueles que participaram ou participam de tais projetos.
E, como demonstração do que o titã vem resgatando e para divulgar mais um grande artista brasileiro, disponibilizo o álbum Bossa nova, nova bossa, de Manfredo Fest e conjunto.
Filho de músico alemão, Manfredo Fest teve muitas influências da música clássica, do jazz e da bossa nova. Apesar de cego, tocava piano com grande maestria, chegando a ser reconhecido internacionalmente. Infelizmente, tal reconhecimento não ocorreu no Brasil, onde o artista ainda se mantém oculto. Entretanto, seu anonimato no país não o torna um músico menor e isto pode ser percebido na obra supracitada.
O álbum traz excelentes músicas no ritmo de bossa-jazz e conta ainda com a participação de outros três competentes músicos: Humberto Clayber (posteriormente membro do Sambrasa Trio), Antonio Pinheiro e Hector Costita. Neste disco, além de piano, seu principal instrumento, Manfredo também toca órgão e saxofone. Ambos também com grande destreza.
Dentre as canções, a obra inclui alguns clássicos da bossa nova, inclusive músicas de Tom Jobim, Vinicius de Moraes, Roberto Menescal e Ronaldo Bôscoli. Contudo, visto que estas já são destaques por seus compositores, recomendo a bossa-jazz 'Batida diferente' e o samba 'Minha saudade'. Também indico 'Eu sou feliz', de Lili Fest, esposa do pianista, e 'Bossa no choro', do próprio Manfredo.
Não tenho dúvidas de que Bossa nova, nova bossa merece estar entre as resgatadas por Charles Gavin. Seu desaparecimento seria uma grande perda para a música nacional. Espero que gostem...
Em breve, pretendo postar mais obras dentre as resgatadas pelo titã. Entretanto, enquanto não faço isso, recomendo aos interessados que corram atrás delas. É um ótimo ponto de partida para melhor conhecer a música brasileira. Muitos são os clássicos contidos em tais séries. Vale a pena conferir!
...
Download: Sharebee ou MediaFire
Ficha Técnica: Bossa nova, nova bossa (1963)
Mais informações: Manfredo Fest

Um comentário: