domingo, 11 de outubro de 2009

Toquinho: Casa de brinquedos (1983)

"As crianças são o futuro da nação... a não ser que possamos impedi-las".
...
Em um dos episódios da 15ª temporada de Os Simpsons chamado The wandering juvie (traduzido no português como Delinquente errante), Bart Simpson é preso e, a fim de protegê-lo na detenção juvenil, Homer realiza um teste para se tornar agente penitenciário. E, ao lhe perguntarem porque desejava aquele emprego, este dá a resposta que lhe garante tal ocupação: "Acredito que as crianças são o futuro da nação... a não ser que possamos impedi-las".
É engraçado que esta frase parece ser um lema perfeito para o mundo atual. Pelo menos, no Brasil parece. Como assim? Tentarei explicar a questão mais especificamente na área da música, já que este tema é o principal foco do Jossa Blog.
Durante anos, havia uma certa preocupação dos artistas em atender o público infantil. Apesar das crianças não serem seus principais fãs, muitos músicos compuseram obras específicas para estas. As canções abordavam questões ligadas ao cotidiano das crianças e possuíam conteúdo educativo. Tentavam responder frequentes curiosidades dos infantes sem perder a qualidade poético-musical. Era este tipo de música que muitas crianças ouviam, incentivadas pelos pais.
Entre os artistas que tinham tal preocupação, encontramos, por exemplo, Chico Buarque, Toquinho, Vinicius de Moraes e Edu Lobo. Pode-se dizer que estes usavam como lema inspirador para a realização de tais obras: "As crianças são o futuro da nação".
Atualmente, todavia, a situação que se observa é completamente diferente. São raros os artistas que, de fato, se mostram preocupados com o público infantil. Ao invés dos meninos ouvirem músicas que tentam transmitir algum conhecimento, são forçadas a ouvir canções sem nenhum conteúdo educativo. Na melhor das hipóteses, são educados com músicas sobre os nomes dos dedos da mão.
Mas, tal situação ainda pode ser considerada boa em comparação com outras ocasiões. Ontem, fui resolver umas questões em um dos shoppings da cidade e, ao entrar, deparo-me com uma loja passando um vídeo musical em "homenagem" ao dia das crianças. Tenho dúvidas se aquilo era realmente uma homenagem. O vídeo apresentava um trio infantil (duas meninas e um menino; não sei o nome do conjunto) cantando e dançando o triste sucesso da música brasileira "Só um tapinha não dói / Um tapinha não dói...".
O que é isso que estão fazendo com nossas crianças? Que futuro se pode esperar dessa juventude? Esse mundo está perdido! Só posso concluir que o mundo (ou pelo menos o Brasil) está levando a frase de Homer J. Simpson bastante a sério. Não há dúvidas de que estão tentando impedir que as crianças possam nos superar.
Fiquei tão revoltado com a situação que, ao chegar em casa, comecei a escutar músicas infantis de qualidade. Resolvi, então, postar Casa de brinquedos, de Toquinho, fazendo uma verdadeira homenagem ao dia das crianças.
Lançado em 1983, o álbum conta com a participação dos artistas de maior sucesso naquele período: Simone, Roupa Nova, Chico Buarque, Moraes Moreira, Baby Consuelo etc. Também tem a colaboração de Rogério Duprat (o mesmo arranjador de Tropicália ou Panis et circencis, postado anteriormente), responsável pelos arranjos e condução da orquestra.
Certamente, é um excelente material a ser utilizado para o desenvolvimento intelectual e moral das crianças. A poesia de Toquinho apresenta alta qualidade, como nas demais obras, e as construções musicais são muito bem trabalhadas. A diferença desta para as outras obras do artista consiste apenas no fato de que as músicas presentes neste álbum possuem um conteúdo voltado para o dia-a-dia das crianças. Exatamente por isso, considero Casa de brinquedos uma obra ímpar, na qual se pode apreciar o talento de Toquinho sem Vinicius de Moraes.
Neste disco, encontra-se o clássico 'O caderno', interpretado por Chico Buarque. Porém, todas as canções são dignas de reconhecimento. Destaco: 'A bicicleta', 'O avião', 'A espingarda de rolha' e 'O ursinho de pelúcia'.
Espero que aproveitem a obra... Com certeza, todos perceberão que as músicas de Toquinho presentes nesse álbum são muito mais interessantes, estimulantes e belas do que "Ilarilarilariê ô-ô-ô / Ilarilariê ô-ô-ô". Não permitam que as crianças sejam traumatizadas por desastres como estes!
...
Download: Sharebee ou MediaFire
Ficha Técnica: Casa de brinquedos (1983)
Mais informações: Toquinho

5 comentários:

  1. Belo texto, Victor. Belo disco também. Brigadão!!

    ResponderExcluir
  2. Vitor, meu velho, outro disco que é também é excelente para crianças e adultos com nostagia da infância é "Os saltimbancos" de Chico Buarque. Vou colocar aí embaixo o link para quem quiser baixá-lo.

    www.4shared.com/file/62106064/bf0a753d/Os_saltimbancos_-_Chico_Buarque.html?s=1

    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Ótima dica, Jefferson! Também estava lembrado desta obra. Muito boa!

    Aos interessados, há ainda "A arca de Noé", de Vinicius de Moraes. Ela pode ser encontrada no blog Um que Tenha.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  4. Victor! Não sabia que eras uma pessoa assim tão comprometida com as crianças e o país. Uma graça. Mas fala a verdade, quando tu chegou em casa do shopping, fosse escutar mesmo música infantil?

    Ah, quero indicar também o cd "Molekada faz a sua festa", com destaque para a canção Piriri Piriri, de Ademir Fogaça, um poeta de primeira. Transcrevo abaixo um trecho lindíssimo:

    Mas o que eu gosto é de dançar
    Mexendo aqui, mexendo lá
    Pulando corda no cometa
    Que alegra o coração
    Sobe e desce o popozão
    Sobe e desce o popozão...

    ResponderExcluir
  5. Tiago, esperei tanto pelo teu comentário e, quando o fazes, escreves estas besteiras. Doce ilusão de que colocarias algo interessante. Rsrs. Mas vamos lá...

    Apesar de eu não ser muito 'chegado' a crianças e não ter filhos, eu me preocupo com a educação delas. Da mesma forma, o fato de acreditar que o Brasil não tem jeito não implica em falta de compromissos para com a nossa nação. Como cidadão brasileiro, tenho preocupação com o país, visto que moro nele, e com o futuro das crianças.

    Quanto a tua pergunta... Sim. Eu realmente escutei músicas para crianças quando cheguei do shopping naquele dia. Ouvi as músicas infantis compostas por Chico Buarque, Vinicius de Moraes e as de Toquinho, que postei no blog. Músicas bem elaboradas são sempre boas de ouvir, independente se foram compostas para adultos ou crianças.

    Por fim, em relação a tua indicação, prefiro ignorá-la. Prefiro que as crianças (e os adultos) não ouçam estas porcarias. Mas, com certeza, a música faz teu estilo. Rsrs.

    Abraço.

    ResponderExcluir