terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Egberto Gismonti: Circense (1980)

Férias!!!
...
Não... O Jossa Blog não entrará de férias, ao contrário do que muitos podem ter pensado devido ao título deste texto. Estou apenas comemorando as minhas férias da faculdade. Após uma semana repleta de avaliações e trabalhos, que me fizeram atrasar esta postagem em três dias, finalmente encontro-me de férias.
E para comemorar tal fato, pensei bastante sobre o que postar. Queria apresentar um disco que representasse perfeitamente o contexto deste final de ano.
Assim, primeiramente, gostaria de uma obra que espelhasse a minha felicidade em ter finalizado mais um semestre letivo. Mais especificamente, um álbum que me fizesse relaxar, sentir o alívio trazido pelas férias. Ou seja, uma obra relaxante e alegre.
Em segundo lugar, pensei em um trabalho que representasse direta ou indiretamente a minha felicidade e de muitos outros amigos de curso pela aposentadoria de um querido professor, que chamamos carinhosamente de 'A Múmia'. (Acho que não preciso dizer que os termos 'querido' e 'carinhosamente' são sarcásticos e no verbo 'chamar' encontra-se implicitamente a expressão 'pelas costas'). Após séculos, talvez milênios, enrolando, fingindo dar aulas e reclamando que os alunos não queriam nada sério com o curso, tal professor finalmente recebeu sua aposentadoria compulsória. Ficamos tão tristes que até fizemos uma comemoração no sábado passado, intitulada "O enterro da Múmia". Infelizmente, o evento não deu quorum suficiente. Mas isso não é problema; faremos muitas outras comemorações durante as férias. De qualquer modo, gostaria de uma obra que fosse capaz de representar tal momento: algo que, ao mesmo tempo, fizesse-me lembrar as palhaçadas da Múmia e a superação de seu período.
Por fim, tive conhecimento de um fato decisivo para a escolha da obra a ser postada. O último sábado, mesmo dia de "O enterro da Múmia", foi o 62º aniversário do músico Egberto Gismonti. Diante de tudo isso, não consegui pensar em nenhum outro álbum senão Circense.
Lançado em 1980, tal álbum é considerado um dos melhores do compositor em questão, mostrando sem dúvida seu grande talento. Aclamado nos Estados Unidos e Europa, Egberto Gismonti é considerado um dos maiores compositores e multi-instrumentalistas do Brasil, ao lado de Hermeto Pascoal. Embora ache que Gismonti é muito mais perfeccionista do que Pascoal, não saberia dizer qual dos dois é o melhor. De qualquer modo, fiquem à vontade para tirar suas conclusões: comparem com Slaves Mass, de Hermeto Pascoal, já postado anteriormente neste blog.
Mas, voltando ao álbum... Circense traz, sem dúvidas, algumas das melhores músicas de Egberto Gismonti. Suas músicas parecem buscar um equilíbrio entre o popular e o erudito, entre o universal e o particular, entre opostos em geral. Dentre as oito faixas, destaco 'Karatê', 'Mágico' e 'Tá boa, santa?'. Todavia, acima de todas, recomendo 'Palhaço', uma das mais belas composições para piano.
Assim, retomando brevemente o meu comentário inicial, acredito que Circense represente perfeitamente este momento. Tendo o circo como temática, faz referência às palhaçadas do professor acima comentado. Por outro lado, simultaneamente, suas excelentes canções certamente representam a alegria das férias e do término do reinado de terror da Múmia. Contudo, o motivo pelo qual mais recomendo tal obra é a sua qualidade. Espero que gostem...
...
Download: Sharebee ou MediaFire
Ficha Técnica: Circense (1980)
Mais informações: Egberto Gismonti

Nenhum comentário:

Postar um comentário