sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Meirelles e Os Copa 5: Samba Jazz!! (2002)

Expanda seus conhecimentos musicais, parte 1: Esperar indicação.
...
Bem... Como eu disse na última postagem, estou de férias e, por conseguinte, com mais tempo para postar. Decidi, assim, realizar uma série de postagens interligadas, uma espécie de mini-curso com o intuito de transmitir algum conhecimento ou dica interessante. Mas sobre o que falar? Que dica eu poderia apresentar aos leitores?
Lembrei, então, que, há um bom tempo, Pierre Mignac, amigo e organizador do Contra-Argumento Blog, em uma postagem sobre John Coltrane, revelou um de seus segredos para expandir conhecimentos musicais. Roubando sua idéia, compartilharei aqui os métodos que uso, e acredito que possam ser aproveitados por muitos (que muitas vezes gostariam de conhecer mais artistas, mas não têm idéia de como fazer). Pensei nas várias formas possíveis de fazer isso e acabei por dividir meu "método" em quatro partes. Apresentarei uma por semana.
Talvez, tal divisão seja apenas uma complicação de minha parte; afinal de contas, eu não penso "hoje vou buscar novidades desta ou daquela forma". Na verdade, realizo tais buscas naturalmente, sem muita sistematização. Contudo, talvez, para fins didáticos, a divisão proposta seja válida. É provável que, para algumas pessoas, nada disso seja novidade. De qualquer modo, não escrevo isto para tais indivíduos (de fato, os que já sabem o que escrevo aqui não precisam de tais concelhos); escrevo para aqueles que desconhecem tudo que falarei ou nunca se deram conta de tais idéias.
A primeira forma que recomendo para expandirem seus conhecimentos musicais é o modo mais passivo possível: esperar a indicação. Tal método pode ocorrer, por exemplo, através de um programa de televisão ou rádio, que de repente anuncia um artista interessante. Todavia, pode ocorrer de uma forma um pouco mais ativa: conhecer as pessoas certas.
Durante um bom tempo, quando o acesso à internet era complicado, tal fase era um tanto complicada, uma vez que era necessário conhecer estas pessoas pessoalmente, tê-las como amigos próximos ou, ao menos, vê-las frequentemente. Hoje em dia, porém, a situação é um pouco diferente. Podemos "conhecer" tais pessoas sem nunca trocarmos idéias com elas, visto que qualquer um pode montar um blog sobre música. Portanto, tal passo pode ser resumido a conhecer blogs interessantes. (A propósito, aos que interessarem, recomendo verem esporadicamente os blog apontados na sessão "Jossa Blog recomenda..."; todos eles são excelente! Infelizmente, alguns encontram-se parados...).
Apesar disso, ainda sou um tanto conservador quanto a tal método. Sem dúvida, é muito mais gratificante quando conhecemos tais indivíduos pessoalmente. Pois, poder discutir as novidades após ouvi-las é muito melhor! Tais pessoas, todavia, não sei exatamente onde se encontram; talvez, seja mais fácil conhecê-las em um conservatório, por exemplo. De qualquer modo, não há um lugar certo para encontrá-las.
Enfim, para mostrar a eficiência de tal método, apresento a obra de uma banda que conheci através do blog acima citado: Samba Jazz!!, de Meirelles e Os Copa 5.
Formado em 1964, Meirelles e Os Copa 5 passaram por várias formações. Muitos foram os artistas que participaram da banda no início de suas carreiras: Eumir Deodato, Dom Um Romão, Roberto Menescal, entre outros. Entretanto, apesar e seu líder ser considerado um dos criadores e desenvolvedores do samba-jazz, a banda parou suas atividades após três anos de carreira.
Contudo, em 2001, após período de esquecimento, a Dubas Brasil relançou as obras da banda em CD e, diante de tal fato, o compositor J. T. Meirelles remontou a banda, lançando mais dois álbuns nos anos seguintes, antes de sua morte em 2008.
Samba Jazz!! foi lançado em 2002. Composto, arranjado e produzido pelo líder do grupo, Meirelles tentou manter a mesma concepção musical que tinha na década de 60: músicas simples, influenciadas pelo jazz, mas que ao mesmo tempo representem o espírito brasileiro. Esta tarefa, obviamente, parece ser impossível. Mas, ao meu ver, o artista chegou bastante perto de seu objetivo. De fato, o álbum se aproxima bastante das suas primeiras obras, lembrando o samba-jazz em sua raiz.
Entre as dez faixas, destaco 'Pinta lá', 'Copa 5', 'Mandinga' e 'Samba Jazz' como as que mais me agradaram. Apesar disso, ouçam a obra toda sem restrições. É um bom resgate da música instrumental dos anos 60.
Por fim, dedico esta postagem ao amigo Pierre Mignac, que me apresentou os dois primeiros discos do artista em questão. (Aos interessados, tais obras encontram-se disponíveis no Contra-Argumento Blog). Assim, retribuo-lhe a dica e disponibilizo, a ele e a todos os frequentadores do Jossa Blog, o terceiro álbum de Meirelles e Os Copa 5. Bom proveito!
...
Download: Sharebee ou MediaFire
Ficha Técnica: Samba Jazz!! (2002)
Mais informações: J. T. Meirelles

Nenhum comentário:

Postar um comentário