terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Rivotrill: Curva de vento (2008)

Expanda seus conhecimentos musicais, parte 4: "Pesquisa cega".
...
Finalizando a série de postagens sobre como expandir conhecimentos musicais, apresento mais um método de busca, a "pesquisa cega".
Como o próprio nome já diz, este método consiste em uma busca sem nenhuma referência, no meio de bastantes outras obras, sem nenhuma garantia de que se encontrará algo interessante. Em outras palavras, trata-se de procurar uma agulha no palheiro.
É... Talvez não valha muito a pena. Pode ser um trabalho extremamente desgastante e sem resultados. Por outro lado, imagine a alegria de encontrar uma agulha no palheiro. E, se além disso, a agulha for preciosa?
Resumindo, geralmente a "pesquisa cega" parece uma perda de tempo, uma empreitada sem sentido. De fato, é muito trabalhosa: exige tempo disponível e muita paciência. Pois, certamente, antes de encontrar um artista admirável, será necessário passar por uma série de obras irritantes. Contudo, uma vez que o trabalho tem resultado, toda a parte ruim parece ser compensada.
Mas, como realizar tais buscas? Bem... Há basicamente dois modos. O primeiro é vasculhar alguns sites onde qualquer artista pode se cadastrar e disponibilizar sua obra. De um por um, escutar as músicas colocadas pelos músicos. (Pois é... Como eu disse, haja paciência). Entre os vários sites desse tipo, posso citar Palco MP3 e MySpace. O segundo modo foi o que eu utilizei para descobrir a banda que apresento hoje.
Neste ponto, gostaria de fazer um breve comentário. Talvez alguns estranhem a forma como conheci este grupo. De fato, a banda já tinha uma certa repercussão no país quando a conheci. Porém, passei um bom tempo afastado da música, ouvindo quase que somente o que eu já conhecia. Somente há alguns meses, decidi retornar de modo mais profundo ao meio musical e passei a me informar mais sobre novos artista, talentos esquecidos etc. Mas voltemos a minha história...
Certo dia, estava em casa sem nada para fazer e com algum dinheiro sem ter com o que gastar. (Ocasião rara! Por favor, não pensem que isso é comum). Decidi, então, ir a uma das lojas de CD da cidade para comprar alguma obra interessante que encontrasse por lá. Certamente, não tinha garantia de que encontraria nada de novo e interessante. Afinal, tais estabelecimentos possuem todo tipo de álbuns, bons e ruins. Sendo sincero, mais ruins do que bons. Mesmo assim, fui olhando as obras de uma por uma; as que eu já tinha ou já conhecia, passava mais rápido; as que eu não possuía, dava uma olhada mais atenciosa. Se parecesse interessante, escutava um pouco.
Passei um bom tempo fazendo isso. Em certo momento, meus olhos bateram em um dos CD's. Adorei o desenho da capa: simples, mas ao mesmo tempo expressivo. Perguntei ao vendedor que tipo de música aquela banda tocava (também gosto de conversar com os vendedores sempre que possível) e ele, após muitos elogios, colocou para tocar na loja. Minha reação ao ouvir: fiquei encantado!
Foi assim que eu conheci a maravilhosa banda Rivotrill. E hoje, a fim de compartilhar o meu encanto com todos, o Jossa Blog disponibiliza Curva de vento, o primeiro, e único até agora, álbum da banda em questão.
O Rivotrill surgiu em 2006, na cidade de Recife. Formado por três músicos novos, porém experientes, o grupo funde ritmos regionais com rock progressivo e jazz. Obviamente, esta parece ser a base de grande parte da música pernambucana. No entanto, apesar de já ter visto muitas dessas misturas, garanto que as combinações realizadas por esta banda é incomparável. Imaginem uma batida de maracatu combinada com a flauta de Ian Anderson, do Jethro Tull. Aparentemente, soa algo bastante estranho; incompatível, talvez. Mas, se duvidam que é possível, basta ouvir as canções do álbum e, sem dúvida, seus conceitos irão mudar.
Apesar de lançado em janeiro de 2008, Curva de vento foi gravado quase um ano antes, em março de 2007. Para realizar tal façanha, seus membros e uma equipe técnica se uniram em uma casa, localizada em Itamaracá, litoral de Pernambuco, espalharam microfones por toda a residência e, aos poucos, cada um dos integrantes foi encontrando o melhor ambiente para tocar cada uma das músicas: quarto, área de serviço, banheiro. Alguns destes locais chegam a ser difícil de acreditar, mas não impossíveis: dentro da caixa d'água ou embaixo da escada. Ao final da gravação, a obra foi mixada em estúdio, processo que demorou longo período... Demorou, mas valeu a pena!
O álbum conta ainda com a participação de músicos como Naná Vasconcelos e o maestro Spok, que dão um toque especial a algumas músicas, embora não fosse realmente necessário. Somente o trio já era suficiente. A prova disso foi o show de lançamento do álbum, que lotou o Teatro Santa Isabel e, após mais de duas horas de apresentação, toda a platéia aplaudiu o grupo de pé, pedindo bis. Com certeza, não foi sem motivos: Curva de vento é sensacional! Uma das melhores obras já realizadas!
Talvez, tudo que eu falei sobre o grupo neste texto pareça bastante exagerado. Neste caso, peço-lhes que tirem suas próprias conclusões e, se realmente acharem que há exagero de minha parte, comentem. Ouçam a obra e apreciem o quanto puderem, pois (aproveitando o trocadilho já feito muitas vezes, porém ainda válido) Rivotrill não tem contra-indicação.
...
Download: Sharebee ou MediaFire
Ficha Técnica: Curva de vento (2008)
Mais informações: Rivotrill

2 comentários:

  1. Anônimo1/5/10 00:21

    O que me interessou, em um primeiro momento, foi o nome da banda, pois o medicamento Rivotril também é interessantíssimo. hehe...

    ResponderExcluir
  2. Carol Belizário20/4/11 16:50

    Great, man! =)

    ResponderExcluir