quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Tribalistas: Tribalistas (2002)

Feliz Ano Novo!
...
Olá, pessoal! Em cima da hora, faço a última postagem do ano; faltando apenas alguns minutos para acabar 2009 e começar 2010. Aproveito, então, para desejar a todos um ótimo ano novo e que este próximo seja bem melhor que o anterior, embora não entenda exatamente o sentido de tanta comemoração.
Falemos sinceramente... Por que a necessidade de se comemorar a passagem de ano? Tudo bem... Simboliza um período de mudança, transição etc. Mas, exatamente por essa simbolização, tal data, ao meu ver, não merecesse ser comemorada.
Provavelmente, muitos podem estranhar tais palavras. Mas a questão é que as pessoas acabam se prendendo a idéia de que o momento de mudar é no dia 1º de janeiro: alguns param de fumar (e voltam meses depois), outros dizem que tomarão um rumo na vida etc. Milhares são as promessas de fim de ano. Por favor... Se queremos mudar, não precisamos esperar uma data; devemos tentar diariamente.
Além do mais, a simbologia do Reveillon é falsa. Nunca perceberam isso? Todos os anos comemoramos a mudança, encontramos as pessoas que gostamos e Copacabana tenta bater o recorde de quantos minutos consecutivos queima fogos de artifício. Ou seja, fazemos o mesmo todos os anos. Logo, a celebração do Ano Novo, ao contrário do que propõe, não passa de uma conservação. É uma tradição, um vínculo com o passado; não é um olhar para o futuro. É apenas o dia de sonhar que mudaremos. Um sonho que temos uma vez no ano, todos os anos.
Mas, deixemos isso pra lá. No fundo, nada disso importa. O importante é que cada um faça o que goste nesse dia (e em todos os demais do ano) e seja feliz. Além disso, eu quero realizar esta postagem antes que o ano termine. Então, deixemos isso de lado e vamos a minha última recomendação do ano: Tribalistas.
Talvez esta obra fosse mais recomendada para o Natal, visto que possui a canção 'Mary Cristo', que remonta ao nascimento de Jesus. Mas eu não quis postá-la próximo àquela data. Preferi torná-la uma obra para encerrar o ano por razões pessoais. Uma vez que o álbum foi lançado no final de 2002 e o Brasil inteiro o escutava naquele período, todo final de ano eu relembro tal obra e escuto-a como se fosse a primeira vez. Este ano, então, compartilho este momento com todos.
De fato, a obra foi muito bem produzida e as canções e letras muito bem trabalhadas, permitindo que possam ser reinterpretadas diferentemente a cada execução. Confesso que todos os anos, eu tenho sensações diferente aos ouvir este álbum.
O resultado não é de se estranhar... Penso que esta é uma das melhores parcerias da música brasileira nos últimos anos. Temos três grandes artistas interagindo e complementando-se: a poesia de Arnaldo Antunes, a voz de Marisa Monte e a percussão de Carlinhos Brown. Juntos, esses três pontos parecem entrar em total sintonia, tornando Tribalistas uma obra fascinante.
Entre as canções do álbum, 'Velha infância' e 'Já sei namorar' tocaram nas rádios até tirar nossas paciências. Deixemo-nas de lado, então. Afinal, as demais canções também são muito boas. Destaco 'Carnavália', 'É você' e 'Pecado é lhe deixar de molho'. A canção natalina citada acima também é interessante. (Entretanto, prefiro Lula Queiroga cantando a paródia 'Mary Money'. É cômico! Infelizmente, não encontrei nenhum vídeo dele cantando tal música. Se encontrar, coloco por aqui).
Bem... Não vou me prolongar mais. Como eu disse anteriormente, quero fazer tal postagem antes da virada do ano. E, deixando tudo o que eu falei de lado e entrando no clima de incosciente reconexão com o passado, desejo a todos um Feliz Ano Novo! Grande abraço! E até 2010!
...
Download: Sharebee ou MediaFire
Ficha Técnica: Tribalistas (2002)
Mais informações: Tribalistas

Nenhum comentário:

Postar um comentário