sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Caetano Veloso: Caetano... muitos carnavais... (1977)

É Carnaval!
...
Mais um ano começando e, no Brasil, virou o ano, já é Carnaval! E 2010 promete muito em relação a isso! Muitos podem achar que estou me adiantando demais; outros que estou difamando o país. Mas, sejamos sinceros: eu não estou inventando nem aumentando nada.
Na verdade, neste país tal evento acontece o ano inteiro. Não é sem razão que somos conhecidos internacionalmente como "o país do Carnaval". Mal começa o ano, todos já pensam como irão comemorar tais festas: em Recife e Olinda ou em Salvador ou no Rio de Janeiro ou sabe lá em que lugar mais.
Passado o período, há ainda as festas pós-carnavalescas. Lembro-me de certa ocasião, em meados de abril, em que estava na fila de um dos bancos da cidade e, para distrair os clientes (visto que a demora seria grande), o estabelecimento deixava uma TV ligada. De repente, começou o Jornal Hoje e é anunciada uma das primeiras manchetes: "Salvador continua em clima de Carnaval!". Em abril!? Como é que pode!? E isso não foi um ano perdido. Sejamos realistas...Todos sabemos do que eu falo...
E, como se não bastasse, diversas cidades do país ainda inventaram os carnavais fora de época, as chamadas micaretas, que incrivelmente atrai multidões e tira a paciência daqueles (como eu) que têm muitas outras coisas a fazer ao longo do ano. Felizmente, não moro perto dos locais onde ocorrem estas festas, mas já passei por situações do tipo e sei como são irritantes.
Para completar, este ano teremos a Copa do Mundo na África do Sul, mais um motivo para festas dionisíacas. E, há dois anos, já foi anunciado que o Brasil sediará a Copa de 2014, outro motivo para continuar as comemorações. Resumindo, em tudo o brasileiro vê motivo para comemorar com eventos carnavalescos e, sinceramente, acredito que mais festas do que em 2010 somente daqui a quatro anos, por razões óbvias e já explicadas acima.
Portanto, deixando-se levar pela onda, é desse modo que o Jossa Blog começa o ano: em clima de Carnaval! E, como forma de expressar tal estado de espírito, apresento um excelente álbum relacionado à festa em questão: Caetano... muitos carnavais...
Repleto de sucessos, o disco apresenta uma série de marchas e frevos compostas, em sua maioria, pelo próprio Caetano Veloso. Embora lançado em 1977, algumas das músicas do álbum, como 'Chuva, suor e cerveja', 'A filha da Chiquita Bacana' e 'Atrás do trio elétrico', tornaram-se canções obrigatórias nos shows do artista e ainda hoje, mais de trinta anos depois, são bastante pedidas nos carnavais do país.
Além das faixas supracitadas, destaco 'Muitos carnavais' e 'Qual é, baiana?', compostas pelo próprio intérprete, e as regravações dos sambas 'Hora da razão', de Batatinha e J. Luna, e 'Guarde seu conselho', de Luís de França e Alcibíades Nogueira.
Pois é... Espero que este álbum ajude-os também a entrar no ritmo do Carnaval brasileiro. Por fim, aproveito para lembrar que o Jossa Blog continuará a trazer muitas novidades ao longo de todo este ano: excelentes obras, artistas novos e desconhecidos e, é claro, muitos comentários inúteis. A propósito, coloco a partir de hoje uma seção de etiquetas, tags, com postagens em série, a fim de que os interessados em ler o que escrevo possam melhor seguir os meus raciocínios. Em breve, pretendo fazer outras seções. Porém, um passo de cada vez...
...
Download: Sharebee ou MediaFire
Ficha Técnica: Caetano... muitos carnavais... (1977)
Mais informações: Caetano Veloso

Nenhum comentário:

Postar um comentário