quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Milton Nascimento: Caçador de mim (1981)

A voz do Brasil...
...
Ao contrário do que alguns possam pensar, esta postagem não é sobre aquele noticiário transmitido nas rádios brasileiras às 18 horas. (Na verdade, faz tempo que não escuto rádio que nem sei se ainda encontra-se no mesmo horário).
Bem... Isso não importa! O texto de hoje pretendia discorrer, de modo breve, a respeito daquela voz que poderia ser considerada a voz mais bela do Brasil. Obviamente, esta não é uma tarefa fácil, uma vez que há muitas opções, sejam homens ou mulheres. Mas esse seria apenas o primeiro dos problemas; inclusive, admito desde já que minhas reflexões falharam.
Mesmo assim, colocarei meu trajeto até o fracasso... Após muito refletir, reduzi as possibilidades a apenas seis opções. Entre as vozes masculinas: Milton Nascimento, Tim Maia e Nelson Gonçalves; entre as femininas: Elis Regina, Maria Bethânia e Marisa Monte. Mas, eis que surge aquela velha questão: eu não estou cometendo alguma injustiça? Não estaria esquecendo outros grandes cantores? Sem dúvida... Muitas vozes excelente foram esquecidas.
Tentei fingir que estava tudo bem e continuei minha "pesquisa". Apesar de tudo, a escolha ainda continuou difícil. Na verdade, faltaram critérios para tomar a decisão; não consegui encontrá-los. Que critério considerar para eleger a melhor voz do Brasil? É possível afirmar que a voz de Tim Maia é melhor do que a de Elis Regina? Baseado em que se pode dizer isso?
Tentei driblar tal problema mais uma vez. Todavia, após um bom tempo buscando uma solução, percebi que toda minha reflexão, desde o início, tendia ao fracasso. Eu não possuía critérios para afirmar sequer que os seis artistas acima citados estão entre os melhores cantores do país. O único parâmetro estabelecido para isso foi o meu próprio gosto.
Para não jogar toda minha reflexão no lixo, optei por resolver a questão através de um método totalmente subjetivo. Decidi postar o artista cuja voz mais me agrada e, até o momento, não possui nenhuma outra semelhante: Milton Nascimento. E o álbum? Aquele que contém uma das mais belas canções já escritas, consagrada na voz do cantor mineiro, e que recebe o mesmo nome da música em questão: Caçador de mim.
É interessante observar que, embora considerado um dos maiores expoentes da música mineira, Milton Nascimento nasceu no Rio de Janeiro. Todavia, foi adotado e mudou-se para Três Pontas, Minas Gerais, ainda criança. Foi lá onde iniciou sua carreira musical, contando com muitos outros grandes músicos daquele estado, como Lô Borges e Flávio Venturini. Por isso, seu trabalho reflete muito mais a cultura mineira do que a fluminense.
Caçador de mim foi gravado em 1981, quando o cantor já havia se tornado bastante famoso no Brasil e no mundo. O disco contém dois de seus maiores sucessos: 'Caçador de mim' e 'Nos bailes da vida'. Outros destaques são: 'Cavaleiros do céu', uma versão em português da canção 'Riders in the sky', de Stan Jones, 'De magia, de dança e pés', do próprio Milton Nascimento, e 'Notícias do Brasil (Os pássaros trazem)', em parceria com Fernando Brant. No entanto, recomendo acima de todas a faixa-título, já citada acima. Nenhum outro intérprete chegou próximo à interpretação presente neste disco; apesar de haver outras boas versões da canção, a versão de Milton Nascimento é incomparavelmente melhor. Sua voz parece encaixar-se perfeitamente com a letra. E... Não tem como descrever mais do que isso. Eu apenas sinto...
Bem... Essa foi a história do meu fracasso. Talvez um dia, quando tiver mais tempo, eu faça uma pesquisa melhor sobre tal tema. Por enquanto, aproveitem esta belíssima voz e esta excelente obra! Até a próxima!
...
Download: Sharebee ou MediaFire
Ficha Técnica: Caçador de mim (1981)
Mais informações: Milton Nascimento

4 comentários:

  1. Concordo com tua lista, só não sei quanto a Marisa Monte. Talvez seja só por achar que ela esta no meu "gosto" no mesmo patamar de Caetano! Quanto ao critério: tem que ser este mermo rapaz!

    ResponderExcluir
  2. Que é isso, Kleber!? Marisa Monte e Caetano Veloso são muito bons! Ainda te convencerei disso... Rsrs. Quanto ao critério, acho que poderia ser outro; de repente, o melhor cantor é aquele que alcança o maior número de notas musicais. Sei lá...

    De qualquer modo, ando refletindo sobre a crítica que me fizeste pessoalmente a respeito de Milton Nascimento. Acho que em breve retornarei ao assunto desta postagem... Deixemos a questão em aberto. Rsrs.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. "Bezerrinha"28/2/10 13:55

    Saudações!Após muitas enrroladas, esquivas e preguiça, cá estou, dando o ar da graça! E fique certo de que o Sr. não se livrará de mim tão facilmente. Afinal, como diz o ditado, "dê dinheiro mas não dê intimidade". Enfim, vamos ao/s tema/s da postagem. Procederei analiticamente.
    1) Milton; minha paixão por ele é recente, data de meados de 2009, quando nosso querido Leozito me informou do show do Clube da Esquina no Coquetel Molotov. Já antes (em 2008, no ínicio, creio) eu havia ouvido o projeto pela primeira vez, influenciado pela mini-série global "Queridos amigos". Esta trazia "Nada será como antes" como música de abertura. Mas a obra não me tocou. Ao tentar novamente, quando soube do show, fui capturado. Tornou-se vício, quiçá obssessão. Já em se tratando da cerreira "solo" de Milton, só comecei a prestar atenção em fins de 2009, primeiramente através de um belo ao vivo de 83 (que no entanto, não trazia músicas básicas como "canção da América" e "Travessia", além de "Caçador de mim". Ora, não bastasse ser um grande compositor, Milton é um fabuloso intérprete e tem um carisma impar: vê-lo ao vivo foi constatar alguém de uma modéstia franciscana aliada a uma simpatia fora do comum. Chico e Cateano passam longe disso, parece-me. Não conheço o álbum "Caçador de mim" na íntegra, mas apesar de concordar contigo em considerar a faixa-título um primor, gosto mais ainda de "Nos bailes da vida", embora admita que a interpretação da primeira supere a da segunda. Ambas são belíssimas, mas a letras desta última consegue ser ainda melhor que a da primeira, em minha opinião.
    2) Melhores vozes da música brasileira; primeiramente, tal "eleição", "competição", "lista" ou sei lá o que só me parece válida a título de matéria-prima p/ discussão (de preferência polêmica). Sempre tive aversão a listas, pois soam-me invariavelmente arbitrárias. Concordo com Kleber que o critério subjetivo era o mais adequado ao caso, mas não posso deixar de expressar o quão deprimente é p/ um analítico se utilizar de algo do tipo. Acho Tim Maia e Milton soberbos intérpretes, mas Nelson Gonçalvez não (conheço pouco). Apesar do vozeirão marcante, ele me parece pouco versátil, não achas? Dentre as cantoras, apesar de concordar que são excelentes intérpretes, não sou realmente fã de nenhuma. Nara Leão, essa sim é para mim a grande voz femininda brasileira (quiçá mundial) de todos os tempos.
    Encerro por aqui, p/ não redigir um comentário maior que a postagem (na verdade, acho que já o fiz hahahaha).

    ResponderExcluir
  4. Beto, a primeira coisa que eu tinha a te dizer, acho que já percebeste. Geralmente, um comentário de blog é menor do que a postagem. Rsrsrs. Mas, tudo bem! Gostei do teu comentário. Gostei também ao saber (não hoje) que estás deixando o heavy metal um pouco mais de lado para escutar músicas boas. Rsrsrs.
    Bem... Minha idéia não foi fazer uma lista propriamente dita. Mas indicar as melhores vozes do Brasil. Quanto à questão do critério, eu poderia ter escolhido outro sim, como já disse anteriormente. Mas deixemos isso pra lá.
    Não entendi porque Nelson Gonçalves seria versátil. O que queres dizer exatamente? Tem como explicar melhor? Agora, em relação a Nara Leão, concordo que ela é uma boa cantora. Porém, sempre achei que falta algo a ela. Comentarei mais no comentário do Tropicália. Rsrsrs.
    Obrigado pela visita e pelo comentário! Abraço.

    ResponderExcluir