segunda-feira, 29 de março de 2010

Comadre Florzinha: Comadre Florzinha (1999)

A música de Pernambuco, parte 5: Cultura popular.
...
Estamos quase chegando ao fim desta série sobre a música de Pernambuco. Seguindo a classificação do site Música de Pernambuco, venho hoje discutir a respeito de outra face das nossas expressões musicais e abordarei um pouco a respeito das músicas de cultura popular.
O próprio nome é claro. Cultura popular representa aqueles tipos de música que surgem a partir do próprio povo, a partir da história e costumes de uma determinada região. Pernambuco, talvez por ter sido um importante pólo econômico do país (mais no passado do que na atualidade), onde diversos povos se encontravam e se misturavam, possui uma diversidade impressionante de ritmos diferentes.
É difícil dar conta de todas as manifestações culturais presentes nesta região. Tentemos os mais famosos. De início, temos o maracatu, ligado à história dos escravos africanos. Temos também o coco, associado à cultura africana e indígena. A ciranda, por sua vez, desenvolveu-se no litoral, inspirando-se no movimento das ondas do mar. Há ainda o xaxado, a dança dos cangaceiros, e muitas outras manifestações, algumas já até citadas na postagem sobre música regional, como o baião, o forró, o xote. Estes são apenas alguns exemplos do que o estado tem em termos de música popular e, obviamente, estou esquecendo de mencionar vários outros ritmos. (É necessário tempo e paciência para catalogar todos. E estas são duas coisas que não tenho no momento).
Diante de tal diversidade, ouve uma certa dificuldade para escolher um artista a ser apresentado na postagem. Pensei em Lia de Itamaracá, Selma do Coco ou Coco Raízes de Arcoverde. Todos bastante interessantes. Contudo, limitam-se a apresentar apenas um ritmo. No caso da primeira supracitada, a ciranda; nos outros dois casos, o coco. Cogitei a possibilidade de Mestre Salustiano, ou Mestre Salu, um dos maiores rabequeiros do país e do mundo. Talvez fosse a melhor opção, mas suas obras não são facilmente encontradas. (Pelo menos, eu não consegui). Assim, diante de tal situação, optei por um grupo que sintetiza bem a diversidade rítmica de Pernambuco e cuja obra eu possuo. Certamente, se não for a primeira, é a segunda melhor opção: Comadre Florzinha, atualmente renomeado como Comadre Fulozinha.
O álbum escolhido, por sua vez, corresponde ao primeiro da banda, ainda em sua formação mais conhecida, com Karina Buhr e Isaar de França. Formado por uma maioria feminina (a formação atual inclui um homem), Comadre Florzinha surgiu em 1997 com a proposta de divulgar a cultura de Pernambuco, dentro do movimento mangue beat. Em suas canções, dá-se destaque aos instrumentos percussivos e aos vocais femininos, fazendo alusão ao modo como os ritmos em questão são executados pelo povo.
O disco aqui apresentado foi lançado em 1999 e, apesar da forte presença da percussão, há espaço para instrumentos melódicos, como sanfona, rabeca e saxofone. (A propósito, gostaria de pedir para que lembrem da capa da obra. Em breve, pretendo fazer um comentário a respeito da pessoa que fez o desenvolvimento gráfico do álbum). O trabalho conta ainda com participação especial de Siba, Renata Rosa e Thomas Rorher; talvez os nomes não seja bastante conhecidos pela maioria, mas suas participações são excelentes.
As primeiras faixas consistem em canções de domínio público. Dentre estas, destaco 'Maré' e 'Pirulito', uma das músicas do grupo mais tocadas nas rádios do estado. Dentre as demais, destaco 'Sapopemba', com participação de Rorher (tocando rabeca), 'Fulozinha' e a regravação do instrumental 'Xique-xique', composição de Tom Zé.
Pois é... Fica aqui mais uma sugestão do Jossa Blog. A obra é interessantíssima! Aproveitem! Recomendo-a principalmente a estudantes de percussão. Também recomendo a estes a obra que disponibilizarei na próxima postagem. Mas, é claro, esconderei o jogo por alguns dias. Não muitos. Afinal, pretendo acabar a série no final do mês, ou seja, em dois dias...
...
Download: Sharebee ou MediaFire
Ficha Técnica: Comadre Florzinha (1999)
Mais informações: Comadre Florzinha

Nenhum comentário:

Postar um comentário