quinta-feira, 18 de março de 2010

SpokFrevo Orquestra: Passo de anjo (2004)

A música de Pernambuco, parte 2: Frevo.
...
Dando continuidade a série sobre música de Pernambuco, entramos em outra tendência musical do estado. Esta provavelmente pode ser considerada a manifestação musical mais característica do estado, ou ao menos, da capital: o frevo.
Devo destacar que o site Música de Pernambuco, que venho utilizando para traçar um roteiro para tal exposição, apresenta o grupo como 'Frevo e música de Carnaval'. Todavia, decidi ignorar o segundo termo, apesar do Carnaval de Pernambuco não se limitar somente a frevo, incluindo também maracatu, caboclinho, ciranda e muitos outros ritmos. Apenas pensei que tais ritmos também podem ser enquadrados em outras tendências que abordarei futuramente. Assim, posso dar um maior enfoque ao principal ritmo da capital pernambucana. Pois, ao meu ver, este merece uma abordagem especial.
Por que? Simplesmente porque o frevo tem total origem na cidade do Recife e seu desenvolvimento também ocorreu quase que totalmente dentro desta cidade. Portanto, conhecer a história do frevo é conhecer a cultura e as tradições da cidade, as mudanças de valores e as influências de outros ritmos na música local etc. Talvez alguns achem ser exagero o que digo... Infelizmente, não tenho tempo suficiente hoje para discutir tal questão, mas garanto que, aprofundando o conhecimento de tal ritmo em suas várias manifestação, é possível aprender a respeito da história de Recife e Pernambuco. A própria origem do frevo é bastante interessante. Alguém diria que suas origens são bélicas? Pois é... Mas, deixemos isso para outro momento. Se entrarmos em tais questões, a postagem não acaba.
Vamos a minha justificativa para a escolha de tal obra. Primeiramente, como o grupo seria originalmente 'Frevo e música de Carnaval' pensei em colocar algo de Antonio Nóbrega. Tal artista, em suas obras costuma contemplar a diversidade cultural de Pernambuco no Carnaval, apresentando os vários ritmos tocados durante tal festa. Porém, disponibilizei uma obra dele há poucas semanas; não faria sentido colocar outra agora. Então, cogitei a possibilidade de algum artista mais originário, como Capiba, um dos maiores compositores de frevo da história, mas tive dificuldades de encontrar suas obras; encontrei apenas coletâneas. Pensei ainda na possibilidade de apresentar alguma obra de frevo-de-bloco, mas algo me disse que não...
Foi quando percebi que havia esquecido um dos mais importantes compositores e músicos pernambucanos da atualidade: o Maestro Spok. E, assim, apresento Passo de anjo, de SpokFrevo Orquestra.
E o que a obra do Maestro Spok tem de diferente para merecer um destaque sobre os demais? Bem... Talvez, possamos até dizer que nada extraordinário. Sua big band não toca melhor do que outras (nem pior); suas composições não são mais complexas do que os clássicos do frevo. Contudo, há uma pequena característica que diferencia a SpokFrevo Orquestra de outros grupos de frevo: a influência do jazz.
Não me refiro à fusão entre frevo e jazz. Na verdade, tal mistura já foi realizada muito antes do próprio Spok iniciar sua carreira musical por artistas não-recifenses, como Egberto Gismonti e Hermeto Pascoal. (Não tenho conhecimento de músicos da cidade terem realizado tal fusão. Se alguém tiver alguma informação do tipo, por favor, comentem. Gostaria bastante de saber). A influência do jazz valorizada pelo maestro em questão corresponde ao improviso. Spok e sua big band foram os primeiros a introduzir o improviso musical, característico do jazz, no frevo, sem que suas músicas deixassem de ser frevo. Isso contribui para a reinterpretação de clássicos do ritmo em questão, atualizando-o e permitindo que as próprias concepções sobre o frevo possam ser revistas.
Passo de anjo foi o primeiro álbum do grupo e encontra-se repleto de releituras, além de novas composições, todas valorizando improvisos e, por conseguinte, mostrando a diferença entre tal banda e as demais. O álbum conta ainda com a participação de vários outros excelente músicos, inclusive Antonio Nóbrega em 'Lágrima de folião', um dos destaques que faço. Além desta, também destaco 'Nino, o pernambuquinho', 'Mexe com tudo' e 'Frevo sanfonado'. Mas, se quiserem aproveitar a obra da melhor forma, esqueçam as recomendações e ouçam faixa a faixa. É o melhor a se fazer...
Ok! Por hoje, é só! Gostaria de falar muito mais sobre o frevo e sobre a SpokFrevo Orquestra (há muita história para contar sobre ambos), mas acho que o texto ficaria muito extenso. Fica para uma próxima oportunidade... Fiquem bem e aproveitem mais esta maravilha da música pernambucana! Espero que gostem!
...
Download: Sharebee ou MediaFire
Ficha Técnica: Passo de anjo (2004)
Mais informações: Spok

3 comentários:

  1. Muito bom esse disco! valeu pro postar!

    ResponderExcluir
  2. Por nada, Zé! Obrigado pela visita e por se tornar seguidor do blog também!

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. Meu amigo! Eu baixei e coloquei para tocar em uma festinha ontem! A gringalhada foi a loucura.
    Valeu meu veio!
    Saudade de voce. Abraço

    ResponderExcluir