domingo, 6 de setembro de 2009

Sambrasa Trio: Em Som Maior (1965)

Sobre o nome do blog.
...
Desde a inauguração do Jossa Blog, algo que atraiu a curiosidade dos leitores foi o nome escolhido. Muitos pensaram que este representaria uma propaganda negativa; houve também alguns poucos que comentaram que eu havia escrito o nome erroneamente. De fato, o vocábulo "joça" consta nos dicionários da língua portuguesa como "coisa ruim, sem valia". Contudo, a palavra usada para dar nome ao blog, Jossa, não consta nos dicionários. E de onde vem este termo?
Em 2005, a Blues Sky lançou a animação Robôs (Robots), dirigido por Chris Wedge e co-dirigido pelo brasileiro Carlos Saldanha. Quem assistiu ao filme sabe que o pai de Rodney, protagonista da história, sonhava em ser músico e, ao final, o filho tenta realizar o sonho de seu parente, ofertando-lhe um instrumento de sopro muito louco a fim de que este tocasse para uma multidão. Porém, não tocando o instrumento a anos, o pai de Rodney começa a tocar um ritmo extremamente destoante e descompassado. Surge, de repente, o comentário (conforme a versão dublada brasileira): "É... Lá se vai nosso final feliz". Todavia, Manivela (Fender), um dos amigos de Rodney, salva a situação (e o final do filme): "Não... É uma mistura de jazz e bossa. Se chama jossa". Assim, surge um novo termo...
Obviamente, a piada do filme envolve um trocadilho e exatamente por isso pensei que o termo seria ideal para dar nome a esta página. Por um lado, uma vez que este site tem o objetivo de divulgar a música brasileira em suas várias manifestações, incluindo jazz e bossa, seu nome indica uma valorização destes dois estilos musicais, que considero fascinantes. Por outro lado, correndo o risco de se tornar mais um blog sem leitores e sem valor, uma joça, seu nome representaria isso claramente, principalmente pelo fato de estar escrito errado para este último caso. Portanto, dando certo ou não, o Jossa jamais precisaria ter o nome alterado para condizer com a realidade. É perfeito!
E assim, em clima de jossa, resgato uma das maiores obras da época áurea da bossa-jazz no Brasil: Em Som Maior, do Sambrasa Trio. É engraçado que, embora se trate de uma das maiores façanhas da música brasileira, tal disco tenha corrido o risco de desaparecer por completo. Posteriormente, pretendo comentar melhor sobre o resgate desta obra; não quero me prolongar demais. Fico devendo essa história...
Retornando... Lançando em 1965, Em Som Maior é o único álbum do Sambrasa Trio. A banda não durou muito tempo, mas foi o suficiente para marcar o período e promover a ascensão de seus membros: Hermeto Pascoal, Airto Moreira e Humberto Clayber. Anos após a realização deste trabalho, os dois primeiros citados tornaram-se grandes nomes da música. Infelizmente, ganharam fama muito mais no exterior do que no Brasil. Quanto ao terceiro, apesar de ser considerado um dos maiores contrabaixistas daquele período, sumiu do cenário musical, sendo esquecido quase por completo. Contudo, após algumas pesquisas, descobri seu paradeiro. Mas também ficarei devendo essa história.
Todas as músicas do álbum são excelentes. Apesar dos membros da banda dominarem muitas técnicas e valorizarem-nas, o sentimento não é esquecido. Improvisos são bastante apreciados pelos instrumentistas e, embora às vezes destoantes e descompassados, enquadram-se perfeitamente com o tema. Nada é sem sentido; tudo é perfeitamente calculado.
Destaco, nesta obra, as seguintes faixas: 'Sambrasa', de Airto Moreira, 'Coalhada', de Hermeto Pascoal, e 'Lamento nortista', de Humberto Clayber. Também recomendo fortemente as regravações de 'Samba novo' e 'A jardineira'.
Em breve, trarei mais novidades desse tipo a fim de que possamos expandir nossos conhecimentos musicais. Enquanto isso não ocorre, apreciem a perfeição desta banda cujo álbum disponibilizo a todos. Até breve...
...
Download: Sharebee ou MediaFire
Ficha técnica: Em Som Maior (1965)
Mais informações: Sambrasa Trio

3 comentários:

  1. Beto "Coração de Leão"28/2/10 17:29

    De fato, Witoldinho, o título é perfeito.

    Confesso que na minha costumeira esquizofrenia, pensei inicialmente que "Jossa' fosse um nome próprio (Ok., nome não, apelido ou algo do tipo). Só algum tempo depois me ocorreu que seria "Joça" mas acho que nem parei p/ pensar se seria com "ç" ou "ss" pois sou adepto da linguística hahahaha. E, claro, ADORO Neologismo. Até criei um p/ minha primeira idéia de blog, mas está está em suspenso. A segunda idéia tbm rs. Já a terceira, pretendo pôr em prática no máximo até abril. Pensei num nome legal, mas que não constitui neologismo =(

    Sinceramente, não gosto da bossa, mas estou sempre aberto a mudar de opinião e confesso que pouco conheço. Já o jazz eu simpatizo, mas não posso dizer que realmente conheça nada. Nem sonhava que existisse mistura bossa-jazz. Tbm pouco conheço Hermeto Pascoal, mas peguei 2 discos dele e pelo pouquissimo que ouvi, gostei. Parece tratar-se realmente dum caso a parte.

    ResponderExcluir
  2. É, Beto... Ainda estou esperando. Só fica na idéia e nada de fazeres acontecer. Daqui a pouco estaremos aposentados e tu ainda não começaste o teu blog. Rsrsrs.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Beto "coração de Leão"4/3/10 00:29

    A pressa é inimiga da perfeição, Witoldinho.

    E não é blog, são blogs.

    De qualquer forma, comecei a redigir textos p/ o primeiro a ser posto no ar. Quero ter um estoque, pois por mais que o Sr. tenha me convencido de que não convém postar textos muito grandes, tbm ñ investirei em textos muito singelos. Tentarei um meio-termo, dependendo do assunto abordado.

    E p/ ser sincero, estou cogitando me aposentar em breve!

    ResponderExcluir