segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Mallavoodoo: Soma (2006)

O que Pernambuco tem?
...
Logo que iniciei o Jossa Blog, ainda no período de divulgação para meus amigos da cidade, fizeram-me uma cobrança: "Quando postarás álbuns dos artistas de Pernambuco?". Certamente, desde o início, planejei divulgar a música do estado. Mas, visto que este site tem como objetivo discutir a música brasileira em sua totalidade, tive que escolher o momento adequado para isso.
Mais especificamente, pediram-me para postar o álbum do Ave Sangria, uma banda de rock psicodélico que fez bastante sucesso no estado durante a década de 70. Tal grupo influenciou muitos grupos locais e outros artistas, como Alceu Valença. Entretanto, tal caso é complicado. O álbum do Ave Sangria nunca foi lançado em CD e eu ainda não possuo o vinil. Sei que poderia buscar tal disco em outro blog, mas não é esta a proposta deste.
A escolha ficou bastante complicada. Muitos são os bons artistas em Pernambuco. E muitos são aqueles que considero dignos de serem apontados neste blog.
Pensei, então, em colocar alguma banda recente, como Treminhão ou Rivotrill. Mas, achei que são recentes demais. Talvez fosse melhor algo mais antigo. Cogitei Alceu Valença ou Geraldo Azevedo, mas estes são nacionalmente conhecidos. Talvez fosse mais importante, neste momento, um artista não muito famoso. Pensei ainda na possibilidade de algum grupo de cultura popular. Algum ritmo típico de Pernambuco, como frevo, maracatu, coco etc. Todavia, acho que haverá melhores momentos para postar tais coisas.
Diante de tal dúvida, achei que a melhor opção seria Fred Andrade, um dos melhores guitarristas do Recife. Talvez Mandinga, sua obra em parceria com Ebel Perrelli, um dos bateristas mais completos desta região. De fato, as obras destes dois artistas apresentam uma fusão de ritmos regionais com rock and roll. Não há dúvidas de que seria uma excelente escolha. A melhor, provavelmente.
No entanto, de última hora, lembrei-me de uma promessa feita a um amigo há mais de um mês. No dia em que comprei Soma, do Mallavoodoo, prometi-lhe que postaria em breve para que ele escutasse. Demorei um bocado, mas finalmente cumpro minha dívida.
Talvez, para esta situação, Fred Andrade fosse mais recomendado do que esta banda. E fico devendo tal trabalho. De qualquer forma, não tenho dúvidas de que Mallavoodoo é uma boa opção. Seria a segunda melhor opção para a postagem de hoje. E, apesar de não apresentar muitos traços da cultura local, merece, ou melhor, deve ser apreciada, pelos pernambucanos e por todo o mundo.
Formada em 1996, Mallavoodoo é uma banda instrumental, formada pelos melhores músicos do Recife. Suas canções têm influências de rock progressivo, jazz e blues. São muito bem trabalhadas e a execução delas é dotada de um perfeccionismo extremo.
Soma é o segundo álbum da banda. Produzido pelo baixista Thales Silveira e lançado em 2006, o disco já conta com a formação atual, com Misael Barros na bateria, substituindo Ebel Perrelli (já citado acima). O trabalho é sensacional! Com certeza, justifica o fato de a banda ser apontada como referência da música instrumental em Pernambuco. Apesar disso, infelizmente, Mallavoodoo não se apresenta regularmente, uma vez que seus membros são envolvidos em inúmeros projetos paralelos.
Dentre as dez músicas presentes no disco, indico: 'Abracadabra' e 'Infinita', por Thales Silveira (baixista), 'Terra de gelo', por Alexandre Bicudo (guitarrista), e 'Canção do sol', por Mário Lobo (tecladista e saxofonista). A última faixa, 'Conexão Noruega', também é bastante interessante, visto que conta com a colaboração do grupo inteiro.
Enfim, este álbum é uma pequena amostra do que Pernambuco tem. (Em breve, pretendo realizar uma série de postagens, divulgando melhor as expressões musicais deste estado). Aproveitem!
...
Download: Sharebee ou MediaFire
Ficha Técnica: Soma (2006)
Mais informações: Mallavoodoo

Um comentário:

  1. CARA SOU DE SAMPA E VÍ ESTA MÚSICA TERRA DE GELO NO PAULICÉIA DO JAZZ ,RECENTEMENTE ESTOU NUNS PROJETOS DE PRODUÇÃO MUSICAL E O NÍVEL DE PRODUÇÃO DESSES CARAS SÃO EXCELENTES E POSSO DIZER QUE NORMALMENTE NÃO OUVIMOS TRABALHOS ASSIM EM QUALQUER ESQUINA ,FICO MUITO GRATO PELA POSTAGEM PARABÉNS POR ESSE TALENTOS BRASILEIROS,FORTE ABRAÇO ...

    ResponderExcluir