domingo, 13 de dezembro de 2009

Novos Baianos: Acabou chorare (1972)

"Vou mostrando como sou e vou sendo como posso..."
...
Durante alguns meses, usei a frase acima no meu MSN. Não sei exatamente o porquê. Apenas gostei e coloquei lá. Certo dia, uma amiga comentou a respeito dela; disse que achava bastante bonita. E isso me fez refletir um pouco a respeito da música em que ela se encontra, 'Mistério do planeta', dos Novos Baianos.
De fato, é uma frase bastante interessante. Parece resumir o que interessa na própria existência humana: apenas ser e mostrar-se. Parece resumir o que todos nós fazemos sem nos darmos conta.
A frase fica ainda mais interessante quando analisada em conjunto com toda a letra da música, ou pelo menos os primeiros versos: "Vou mostrando como sou e vou sendo como posso / Jogando meu corpo no mundo, andando por todos os cantos / E pela lei natural dos encontros, eu deixo e recebo um tanto...". Diante disso, a música ainda apresenta a idéia da transformação do ser humano, o eterno devir do homem, que em seu próprio viver, no lidar com os outros, muda a si próprio e aos outros.
Enfim, não consigo expressar muito minhas reflexões sobre tal música. (Acho até que já falei muita besteira). Contudo, acho-a bastante interessante e, por isso e outros motivos (que apontarei mais adiante), decidi disponibilizar a todos o excelente álbum no qual tal canção está inclusa: Acabou chorare.
Lançado em 1972, este álbum representa uma revolução na música brasileira. Representa a fusão de vários ritmos do Brasil e do mundo, já iniciada anos antes pelos tropicalistas, mas aperfeiçoada pelo grupo. Também consiste no resultado de um modo de viver hippie e anarquista durante a ditadura militar no Brasil, uma vez que os componentes da banda viviam comunitariamente em um sítio no Rio de Janeiro, onde passavam o dia ensaiando, compondo e jogando futebol.
O resultado desta revolução e espírito hippie foi um álbum repleto de hits, que marcaram a história da música brasileira e ainda hoje são bastante tocadas pelo país. Para se ter uma idéia, após quase 40 anos de sua gravação e lançamento, 'Preta, pretinha' ainda é canção obrigatória nos shows de Moraes Moreira; se ele não tocar, o público pede.
Não é sem motivo que o álbum foi apontado como o melhor da música nacional pela revista Rolling Stones. Talvez alguns achem que tal colocação seja injusta. Particularmente, eu concordo. Ao meu ver, o álbum Tropicália ou Panis et circencis ou Construção, as duas primeiras postagens do Jossa Blog, são muito mais revolucionários. Contudo, não tiro o mérito de tal obra: valorização dos ritmos nacionais, combinados com a guitarra rock'n'roll de Pepeu Gomes; letras simples mas profundas... A grandeza de Acabou chorare também pode ser pecebida pela sua capacidade de influência: não só deu base para artistas futuros, mas também foi capaz de influenciar aqueles que lhe serviram de base, como João Gilberto. Certamente, é uma excelente obra!
Dentre as dez faixas, recomendo fortemente a regravação de 'Brasil pandeiro', sucesso na voz de Carmen Miranda na década de 1940, 'Mistério do planeta', uma das mais belas canções na minha opinião, o samba 'Swing de Campo Grande' e o instrumental 'Um bilhete para Didi', por A Cor do Som, grupo que acompanhava os Novos Baianos. É claro que também indico o grande sucesso 'Preta, pretinha'; apenas penso que tal recomendação seja desnecessária, visto que corresponde ao maior sucesso da banda.
Deixo aqui mais uma dica e torço para que gostem. Escutem especialmente 'Mistério do planeta'! É ótima! Abraços e até a próxima...
...
Download: Sharebee ou MediaFire
Ficha Técnica: Acabou chorare (1972)
Mais informações: Novos Baianos

Um comentário:

  1. Eu também adoro... e concordo com tudo q disse!!!
    Beijos Tati

    ResponderExcluir